5.11.08

“VISEU, CIDADE AMIGA DAS CRIANÇAS"?


A Câmara Municipal de Viseu (CMV) mandou colocar nos postes de iluminação das avenidas que dão acesso ao centro da cidade pendões publicitários com intrigantes slogans: “Viseu, cidade jovem”, “Viseu, cidade solidária” e, entre outros que não lembra ao diabo, “Viseu, cidade amiga das crianças”.

Quanto à “cidade jovem”, basta ver que não há em Viseu um parque de skates em condições, nem espaços para poderem praticar, em segurança, BTT ou patins em linha, nem tão pouco ciclo vias nos circuitos escolares.
E como é que uma cidade que se pretende “amiga das crianças” não tem um único parque infantil em condições? Na semana passada duas crianças ficaram feridas ao brincarem no parque infantil do bairro de Marzovelos. A CMV desculpou-se com o projecto de remodelação do equipamento e do pavimento, que já estaria adjudicado, mas a verdade é que já há muito que a junta de freguesia devia ter-se apercebido dos alertas e protestos dos moradores relativamente à falta de vigilância que vinha dando origem a que os equipamentos fossem utilizados por crianças com idades superiores ao recomendado e até por adolescentes a praticar brincadeiras perigosas, como jogar à bola, bem como à sobrelotação (um morador chegou a contar cerca de 40 crianças amontoadas no parque infantil). Claro que a procura deste parque se compreende já que, apesar de todas as deficiências (falta de vigilância, ausência de instalações sanitárias, as poucas árvores plantadas a nascente, sem qualquer sombra sobre os equipamentos, o que, nos dias de maior calor, leva as crianças a só conseguirem suportar brincar ali, a partir das 18 horas), ainda assim conseguia ser o melhor parque da cidade.

Agora que este parque se encontra fechado para obras que alternativa têm as crianças? O parque infantil do Parque Aquilino Ribeiro é tão pobre de equipamentos que só consegue atrair crianças da pré-primária. Qualquer criança de sete ou oito anos já precisa de equipamentos mais dinâmicos, como os baloiços. O mesmo se pode dizer do parque infantil do Fontelo. Já o parque infantil do Bairro Municipal da Quinta da Pomba, encerrado há cerca de dois anos (conforme denunciámos no “Golpe de Vista” de 7.08.08), continua vedado às crianças do bairro, as quais se devem intrigar – pelo menos as que já sabem ler – com o letreiro colocado à entrada: “Este parque não se encontra de acordo com a legislação em vigor”. E porque não? Dois anos não será demasiado tempo para uma criança esperar que a autarquia dê cumprimento à legislação? Quanto ao arremedo de parque infantil instalado junto à represa da azenha, no parque linear do Pavia, continua a ostentar no portão fechado um letreiro justificativo: “Em manutenção”. Que manutenção? Só serviu de cenário para a inauguração do Parque Linear? As crianças dos três bairros vizinhos – o da Balsa, o 1º de Maio e o Municipal (“da cadeia”) não terão direito a um parque infantil decente?

Não é preciso ir ao estrangeiro, basta ir ali a S. Pedro do Sul, para ver parques infantis divertidos, com vigilância e instalações sanitárias. Em Viseu, há poucos dias, o centro comercial Fórum Viseu, em três meses conseguiu licenciar um parque infantil bem concebido que valorizou o passeio relvado á beira do rio, no que seria um bom exemplo de espaço público, não fora o caso de ser privado... Para vergonha da CMV!

(no Jornal VIA RÁPIDA de 30/10/08)

Contacto:

olhovivo.viseu@gmail.com