21.5.11

preservar a arte do azulejo


















No passado dia 5 de Maio, alunos do "Clube de Cerâmica e Azulejaria" da Escola Básica Grão Vasco de Viseu apresentaram no Rossio um painel de azulejos, reproduzindo o mais famoso quadro de Grão Vasco, S. Pedro, no âmbito do Projecto SOS Azulejo -  uma iniciativa do Museu da Polícia Judiciária com o objectivo de combater a delapidação do património azulejar, provocado por furto, vandalismo e incúria, bem como prevenir criminalmente e promover a sua conservação e valorização artística.

Em parceria com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, o IGESPAR, a PSP, a GNR e o Instituto Politécnico de Tomar, este projecto envolve as escolas, através dos municípios, na sensibilização das crianças do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, para numa praça central da sua localidade, exporem reproduções de painéis de azulejos furtados. 

No dia 14 de Junho será a vez de todos os alunos de Educação Visual e Tecnológica da Escola Básica Grão Vasco participarem na construção de um painel gigante que cobrirá boa parte do piso do Rossio, com reproduções de painéis de azulejos furtados.

Contacto:

olhovivo.viseu@gmail.com