20.4.11

atribulações nas obras do parque aquilino ribeiro


















Orçadas em 1,5 milhões de euros, as obras de requalificação do Parque Aquilino Ribeiro começaram em Outubro de 2009, mas têm-se arrastado no tempo, devido a vicissitudes várias, para desespero dos viseenses que há ano e meio se vêem impedidos de usufruir do espaço verde mais importante de Viseu, a seguir à mata do Fontelo, que, ainda por cima, alberga o único parque infantil do centro da cidade.
           
Mal começaram, as obras foram suspensas, alegadamente por motivos do mau tempo, mas,  em Fevereiro de 2010, a Câmara Municipal de Viseu (CMV) disse que estava a aguardar visto do Tribunal de Contas desde 10 de Dezembro de 2009. Acontece que o Tribunal de Contas recusou o visto devido a imprecisões e ilegalidades, tais como a exclusão de concorrentes no concurso público, com propostas de valores mais baixos. O TC acusou ainda a CMV de não ter respondido de forma cabal aos seus pedidos de esclarecimentos. Entretanto, houve um segundo concurso, mas as obras voltaram a parar. Desta vez, a causa foi atribuída a doença do projectista, o que levou a CMV a prorrogar o prazo da conclusão da obra a pedido do empreiteiro.
           
Estamos certos de que o Parque Aquilino Ribeiro irá ficar beneficiado com o projecto de reinterpretação  de Viana Barreto que o desenhou de raiz há 56 anos. Mas, apesar da CMV ter dito à comunicação social que a conclusão das obras estava prevista para o próximo mês de Junho, o aparente atraso dos trabalhos faz-nos duvidar de que os viseenses voltarão a usufruir do parque da sua cidade durante todo o Verão.


Contacto:

olhovivo.viseu@gmail.com