6.7.11

onde param os candeeiros de mestre malho? (2)



Em 2008 (ver aqui) alertámos para o desaparecimento dos candeeiros de ferro forjado da autoria de Arnaldo Malho que se encontravam chumbados na cantaria da Sé, incluindo aquele que foi retirado da fachada do Museu Grão Vasco, aquando das obras de remodelação. Desde então, desapareceram os que estavam  no Largo da Misericórdia e na fachada da Igreja da Misericórdia, logo após obras de reabilitação.
  
Neste momento não há um único exemplar exposto nas ruas de Viseu dos candeeiros de Mestre Malho. Obras primas do ferro forjado, essas peças não têm o mesmo valor que os candeeiros retirados da Rua Direita, Praça D. Duarte, entre outras: alguns desses candeeiros, com serpentes em ferro forjado nas quinas da lanterna encimada por uma coroa com as muralhas da cidade lavradas e as sete torres/portas,  foram  recuperados e colocados nalgumas ruelas do centro histórico (após denúncia nas televisões e jornais pelo Núcleo de Viseu da Olho Vivo), mas estes não têm o desenho de Mestre Malho, embora devam ser da sua Escola (descobrimos os moldes na Serralharia Malho). 

Instada a responder sobre o paradeiro dos candeeiros de Mestre Malho, a Câmara de Viseu, pela boca do seu presidente, declarou na Assembleia Municipal o seguinte:

“Os candeeiros levantados nalgumas artérias foram distribuídos pela zona histórica e parque de Santa Cristina. Em armazém estão a recuperar 14 do Mestre Malho e 5 do outro artista, incluindo os já designados. Encontram-se em armazém 51 candeeiros, sendo o último colocado na Quelha da Rua do Bispo, em Março.”

Ora, os candeeiros de Mestre Malho não são comparáveis com os candeeiros de pé alto do jardim de Santa Cristina, ou o da Quelha da Rua do Bispo, que pouco trabalho de forja apresentam. 

Ao cabo de mais de 20 anos de mandatos à frente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas e a Câmara Municipal, têm a obrigação de saber valorizar a herança patrimonial e a relevância artística de Mestre Malho. Lamentamos o aparente desprezo que lhe relegam e apoiamos a recomendação à Câmara, apresentada pelo Bloco de Esquerda, para que os candeeiros de Mestre Malho sejam recolocados rapidamente no espaço público.

Contacto:

olhovivo.viseu@gmail.com